E aí, tudo bom?
Papel higiênico preto.
Não sei se você já ouviu falar, mas essa semana foi lançado o que seria o primeiro papel higiênico preto produzido no país.
Não vou falar a empresa nem a marca pq não to sendo pago.
Esse papel foi batizado de “Personal Vip Black”, e o papel prometia trazer mais sofisticação, glamour e elegância para a decoração.
A campanha trazia a atriz Marina Ruy Barbosa, aparentemente “nua”, enrolada no papel higiênico preto, e a seguinte frase: (fazer caras e bocas)
Black é elegante, black é ousado, black é único, black is beautiful.
E é aí que surgiu a merda.
Porque logo em seguida, um escritor influente, com mais de 100 mil fãs, publicou um texto sobre a campanha na sua página no Facebook.
Porque essa expressão “Black is beautiful”, é uma expressão muito importante do movimento da conscientização negra, que surgiu em meados de 1960 na época em que os negros lutavam pelos direitos iguais, muitas vezes pagando com a própria vida. E a empresa associou isso ao papel higiênico.
Isso gerou muita revolta e várias pessoas logo começaram a condenar a campanha por racismo.
No final de toda repercussão, a empresa acabou se retratando e retirou o slogan da campanha.
Mas o que realmente está por trás de toda essa discussão? Será a cor do papel? Em parte sim.
Mas o mais grave foi usar o símbolo de luta contra a diferença de igualdade que é a expressão “Black is Beautiful”, associando ao papel higiênico.
Eu não sou negro, então não posso falar com propriedade sobre o assunto, mas eu já sofri muito preconceito.
Já fui chamado de japa, cabeçudo, zoio rachado, Ching ling, japonês da cara chata, Pinto pequeno, mas no final eu zuo com a pessoa tbm, a gente da as mãos e fica tudo certo.
Hoje em dia tudo é preconceito. O mundo precisa de discussão pra evoluir, mas acaba sempre se tornando briga de extremos, direita e esquerda, pão com mortadela e coxinha.
A internet está muito intolerante. Vamos buscar uma conversa amigável, não precisa sair xingando a mãe dos outros, ela não tem nada a ver com isso.
E vc, utilizaria esse papel preto? Vc acha que foi ignorância? Ou vc acha que foi jogo de marketing? Deixa aqui embaixo a sua opinião!
E não esquece de seguir o canal para receber mais vídeos!
Até a próxima, falou!